15 março 2017

Resenha: Eleanor e Park

eleanor e park









Título: Eleanor & Park
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542801255
Ano: 2013
Páginas: 325
Classificação: ✰✰✰✰ (Muito bom)
Onde comprar: SubmarinoAmazon      

Já tem tempo que quero fazer a resenha desse livro aqui no blog, mas sempre ia enrolando e enrolando e nunca que saia. Porém hoje o trem desembolou e aqui está ela.

Primeiro quero falar dessa capa super fofa e delicada, que foi uma das coisas que me chamou a atenção para o ler. Depois as inúmeras indicações pela internet afora que me deu mais vontade ainda. E as recomendações de grandes autores que amo na contracapa, como nosso querido Jonh Green e Gayle Perkins, autora de Se eu ficar.

Eu nunca tinha ouvido falar de Rainbow, até pouco tempo atrás, pois descobri que é também autora de Fangirl, que aliás, é muito recomendado. Só posso dizer que a forma como ela retratou o bullying e a paixão entre duas pessoas tão diferentes foi demais.

livros para ler




























Eleanor ficou quase um ano fora de casa, quando volta sua vida continua a mesma que ela quis fugir: a agressividade do padrasto, a carência de sua família e o sofrimento da mãe. Mas além de enfrentar isso tudo, ela é nova na escola, não conhece ninguém e precisa fazer um longo trajeto de ônibus. E é no ônibus que ela acaba conhecendo Park.

Park é um descendente de coreanos, mora em uma boa casa e tem uma família perfeita aos olhos de Eleanor.

Quando ela entra no ônibus, não tem mais lugar pra sentar, apenas um banco ao lado de Park. Ele reluta para isso não acontecer, não queria ser zuado também por deixar uma menina estranha ser sua colega de banco, só que não aguentou, cedeu espaço a ela. No começo Park também a achava estranha, não conversaria com ela nunca. Porém tudo começou com as revistinhas, enquanto ele lia, Eleanor lia junto escondido ou quando ouvia músicas dos XTC ou Skinny Puppy em seu walkman. 

No livro dá pra perceber a "evolução" do amor um para o outro. Você consegue perceber que Park não gostou dela por causa de sua beleza, pois ela não era muito bonita. Foi por causa de sua personalidade, seu jeito esquisito e meigo ao mesmo tempo. Ele viu nela tudo que ela mesma não via. Eleanor também era uma menina emponderada, praticamente em todo livro a autora diz isso. Era forte, decisiva em suas escolhas, não gostava de depender dos outros, o que para 1986 não era uma coisa muito comum nas mulheres.

Então, quando Park percebe que Eleanor lia junto as historinhas em quadrinho, começou a emprestar pra ela algumas dos X-Men, os preferidos e até gravou algumas fitas. Essa era uma maneira de Eleanor fugir do desastre que era na sua casa. Não gostava de seu padrasto, e evitá-lo era a melhor forma de esquecer tudo que ela passou por causa dele.

Os dois vivem uma história de adolescentes, com todas as inseguranças com o corpo, os medos, os beijos. Tudo isso eles passam juntos e cada vez mais vai aumentando o sentimento dentro deles.

O final é simplesmente triste. Uma história de amor não muito feliz, mas como na vida real, nem tudo é contos de fada.

resenha eleanor e park


22 comentários:

  1. Eu sempre quis ler esse livro e ainda não tive a chance. Na verdade, eu acho que já até passou da hora - é um livro em que eu acredito que deveria ter lido na adolescência, pois como muitos, ele me ajudaria a crescer.
    Adorei sua resenha - só me lembrou como um castigo que eu ainda não o li, mas me lembrou hahahahhaa
    Um beijo, www.josya.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca é tarde pra começar! haha. Quando puder, leia mesmo, acho que você vai gostar bastante da história.

      Excluir
  2. Nossa deu vontade de comprar só pra ler o final kkkkk
    Adoro esse tipo de livro, compro um monte e nunca leio todos, te recomendo "fazendo meu filme" e perfeito e vc que tem o dom de escrever bem,vai caprichar na próxima resenha.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, fico feliz quando alguém fala isso. Já me deu vontade de ler Fazendo meu filme, quando eu tiver a oportunidade não deixarei passar!

      Bjs

      Excluir
  3. Aquele momento que voce ve que o post caiu do céus kkkk estava procurando uma resenha sobre esse livro.. queria comprar só porque achei a capa bonitinha (sou dessas), mas me contive, agora vou ali, busca ele mesmo kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kk que bom que o post foi útil pra você! Espero que tenha uma ótima leitura. Bjs

      Excluir
  4. Hey, Bruna, estou enrolando para ler algo da Rainbow. A minha companheira de blog, co-criadora comigo, é apaixonada pela autora, mas eu sou negligente e ainda não li nada! Com tanta coisa boa vindo dela, não posso mais fugir HAHAHA
    Refração Cultural

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Quando tiver uma oportunidade não deixe de ler, acho que você vai amar!

      Ps: amei o blog

      Excluir
  5. Ah que pena pelo fim tão tristinho, mas acho bem mais emocionante livros assim cujo o final são diferente de tudo que estamos acostumadas a ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou fã de livros com final não muito clichês, esses são os melhores!

      Excluir
  6. A cada resenha positiva que leio, a vontade de ler algo da Rainbow só aumenta ♥♥
    Adorei sua resenha e seu blog <3

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito da Rainbow, todos os livros dela são gostosos de ler. Acho Eleanor e Park um livro delicado, ainda mais se for levar em conta os assuntos que toca.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for pensar bem, é sim muito delicado. Mas são assuntos muito comuns no dia a dia e que precisam ser falados.

      Excluir
  8. Já li esse book e caralho, se tornou um dos melhores até hoje. Li esse ano, no mês passado e ele me gerou uma reação estranha. Eu acabei o livro, estava chorando, de boca aberta e xingando a autora, ficava virando todo o livro para que achasse o final que eu queria e nada!
    Esse livro foi espetacular, incrivel, eu não tenho palavras suficientes para ele. E é um book que recomendo para todas pessoas do mundo KKK adorei a resenha, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele fez isso comigo também, ficava pensando em como podia ser diferente esse final, eles podiam ficar juntos, fiquei muito bolada.

      Excluir
  9. Li esse livro em 2015, e até hoje me lembro do quão bom foi lê-lo, e também das lágrimas que eu derramei ao fechar a última página. Achei muito bom o modo como a autora abordou os abusos que a Eleanor sofria e o desenvolvimento dos personagens também. Diferente de Fangir, que foi uma leitura média pra mim, esse foi muito bom <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não tive a chance de ler Fangir, mas Eleanor&Park foi muito bem desenvolvido, mostra todo o processo de aproximação dos dois, e isso é muito bom em um livro.

      Excluir
  10. Que capa fofinha! Parece ser aquele típico romance adolescente, mas com um final realista - o que não consigo decidir se é algo bom ou ruim. A realidade da vida já basta, né?
    Tenho Fangirl no kindle e ainda não me amei para ler.

    Beijos,
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é uma gracinha mesmo. As vezes um final mais realista pode ser bom pra nós, nem tudo na vida é fácil né!

      Excluir
  11. Essa história é muito boa, e a capa é super amorzinho ♡ foi um livro que amei ler, apesar de não ser meu preferido da autora (que é Ligações). Dela só não gostei mesmo de Fangirl.

    ResponderExcluir
  12. Oi lindona! Acabei de ler sobre o livro em outro blog, acredita? A leitura de Eleanor e Park parece de ser muito gostosa! Lembrei rapidamente da série 13 Reasons Why enquanto lia a sua resenha. Adorei o post, fiquei com gostinho de quero mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Comprei ele e estou esperando terminar os outros para lê-lo, tenho certeza que vou amar. A capa também me encantou demais e eu já tinha visto ele várias vezes no tumblr. Depois dele com certeza vou comprar FanGirl, é um que está na minha lista há muito tempo.
    Skyscrapers

    ResponderExcluir

Obrigada por ler até aqui!!

Se você gostou é só comentar.
Quer dá sua opinião? É só comentar também!
Nada de spam.
Os comentários são moderados para eu ter a chance de ler todos e responder com carinho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...